Alinhamento e balanceamento automotivo

A Única Pneus é especialista no mercado de serviços automotivos.

  • Alinhamento

    Alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas em relação à suspensão, garantindo segurança, conforto e estabilidade ao dirigir, evitando que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus. O alinhamento da suspensão pode ser desregulado quando há impactos com guias, quedas em buracos ou lombadas em altas velocidades, sendo assim é recomendável a verificação do alinhamento das rodas a cada 5.000 km ou quando surpreendido por uma das condições acima, sendo os ajustes feitos sempre de acordo com a especificação do fabricante do veículo.

  • Balanceamento

    É o processo que equilibra o peso no conjunto pneu/roda para eliminar vibrações no volante e na estrutura do veículo. Este desequilíbrio é causado porque a distribuição de borracha no pneu nunca é uniforme, assim como a roda também não possui uma distribuição perfeita. Desta forma, o balanceamento compensa este desequilíbrio, prolongando a vida dos pneus e do sistema de suspensão. Também proporciona conforto e estabilidade ao dirigir.

  • Suspensão e Amortecedores

    A manutenção do sistema de suspensão proporciona uma direção muito mais confortável e segura. O desgaste natural ou avarias provocadas por impacto ou colisões, provocam sérios danos aos componentes de suspensão, como folga em buchas, pivôs, terminais de direção e outros tantos componentes do sistema, causando perda de eficiência, desgaste irregular dos pneus, perda da segurança e confiabilidade do carro.

  • Escapamentos e Catalisadores

    O conjunto escapamento e catalisador é um componente de essencial importância para o sistema de exaustão dos gases emitidos pela combustão do combustível e também é um importante aliado na preservação do meio ambiente. A tubagem do escapamento é responsável pela coleta dos gases na saída do motor, e também responsável pelo abafamento dos altos níveis de ruídos da explosão do combustível. O catalisador encontrado nos veículos, também chamado de “Conversor Catalítico”, é um dispositivo usado para reduzir a toxidade dos gases emitidos pelo motor, reduzindo em até 70% os gases tóxicos emitidos pelos veículos.

  • Reforma de Rodas

    Serviço oferecido para recuperar o alinhamento geral da roda, removendo amassados e, também, recuperando a pintura das rodas.

  • Freios

    Uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, o sistema de freios é projetado para dar o máximo de rendimento com o mínimo de manutenção. Bem conservado e regulado, o sistema garante uma frenagem segura nas mais variadas condições de tráfego e de clima. No entanto, alguns cuidados básicos são necessários como observar o nível do fluido frequentemente e detectar no dia a dia anormalidades no veículo. Recomenda-se a cada 10.000 km fazer uma rigorosa inspeção no sistema de freios, avaliando a condição de desgaste das pastilhas e lonas de freios, avaliação dos discos ou campanas de freio e providenciar a troca do fluído.

  • Troca de Óleo e Filtros

    A conservação do óleo de lubrificação e do elemento filtrante é de vital importância para o bom funcionamento do motor. O óleo do motor deve ser trocado periodicamente, de acordo com o tipo do óleo, lembrando que cada montadora indica qual o óleo com que se tem um melhor rendimento do motor do seu carro. O uso de um óleo fora de especificação ou com limite de quilometragem vencido podem acarretar problemas de lubrificação, dificultando a passagem de óleo pelo filtro e consequente falta de lubrificação nos componentes internos do motor.

  • Embreagem

    Se você dirige um carro com câmbio manual, você pode ficar surpreso ao descobrir que o seu carro possui mais de uma embreagem. E não é só isso: carros com câmbio automático também as têm. De fato, elas existem em muitas coisas que você provavelmente usa ou vê todos os dias: furadeiras sem fio, serras elétricas, centrífuga e até mesmo alguns ioiôs!

    Em um carro, você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo enquanto as rodas não. A embreagem nos permite unir suavemente um motor em rotação a uma transmissão que não está girando, através do controle da patinagem entre eles.

    A embreagem somente desgasta quando o disco de embreagem e o volante estão girando em rotações diferentes. Quando eles estão acoplados, o material de atrito é mantido firmemente contra o volante e eles giram juntos. O desgaste ocorre somente quando o disco de embreagem está patinando contra o volante. Portanto, se você é o tipo de motorista que patina muito a embreagem, você irá desgastá-la bem mais rapidamente.

  • Correia Dentada

    Troca da correia dentada, verificação do motor de passo, uso de aditivo no radiador. Procedimentos como esses são importantes.

    A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.

  • Limpeza de Bicos

    O sistema autolimpante que já equipa diversos motores é um tipo de bico injetor que, como o nome diz, faz uma limpeza própria, ou seja, não requer a limpeza dos bicos injetores em uma oficina. Entretanto, podem ocorrer falhas com esse dispositivo e para verificar se o sistema apresenta irregularidades é preciso uma análise com aparelho específico. Mesmo assim o bico injetor ainda pode ter problemas e o vilão da história, que pode até danificar os bicos injetores, ainda é a gasolina ou álcool de má qualidade ou adulterado com solvente ou mesmo água.

  • Resumindo:

    • Limpa bicos injetores, válvulas, câmaras de combustão e dutos de combustível
    • Reduz a emissão de poluentes. Elimina rapidamente os resíduos e a carbonização. Não afeta os sensores eletrônicos e o catalizador
    • Previne futuras formações de depósitos de resíduos

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